Segundo Bert Hellinger, todas as relações entre iguais se mantém saudáveis com a troca em equilíbrio.
Em um relacionamento de casal, por exemplo, quando há amor, ambos sentem-se com vontade de dar e dispostos a tomar. E esse intercâmbio, essa troca, gera compromisso.
Por que quem recebe fica em dívida com quem deu, até que dê algo em troca e a relação se equilibre novamente. Se a pessoa simplesmente recebe, sem dar, essa dívida não existe e o compromisso também não.
Se alguém só toma e não dá nada em troca, acabará por perder quem somente dá, assim como quem somente dá acabará por perder quem somente toma. Porque precisa haver esse respeito ao equilíbrio entre dar e tomar.
“Numa relação de casal, quando a mulher dá algo ao homem e com isso lhe mostra o seu amor, o homem fica sob pressão até que também lhe dê algo em retorno. Porém, como também a ama, dá-lhe um pouco mais do que recebeu. Agora é ela que fica sob pressão e, como o ama, lhe dá também um pouco mais. Assim, aumenta entre eles o intercâmbio do dar e tomar. Sua felicidade cresce e sua ligação se reforça.” – Bert Hellinger
Entenda que o seu relacionamento precisa estar sempre se compensando para que haja um equilíbrio entre as partes.
Encontre o seu balanço – aquilo que funciona para vocês dois, mas sempre atenta para não ultrapassar os limites e dar mais do que ele pode retribuir.
Natalice Basilio | Terapeuta sistêmica